Cataventso de energia Éolicas
Grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia elétrica. Atualmente, apenas 1% da energia gerada no mundo provém deste tipo de fonte. Porém, o potencial para exploração é grande.
Vantagens :
- É uma tecnologia inesgotável;
- Não emite gases poluentes e muito menos geram resíduos;
- Ajuda a diminuir o efeito estufa no mundo;
- As áreas onde se tem o parque eólico podem ser utilizadas também para outros meios como a agricultura;
- Uma das fontes de energia correta mais baratas do mercado;
- Pouca manutenção requer uma revisão somente a cada seis meses;
- Em menos de seis meses o aerogerador recupera a energia que foi gasta para ser fabricado;
Desvantagens :
- Como é preciso um fenômeno da natureza para funcionar, as vezes não é gerado a energia quando necessária, por isso se torna difícil a integração da produção dessa tecnologia;
- Existem duas tecnologias que podem ultrapassar a energia eólica, o das pilhas de combustível H2 e a bombagem hidroelétrica;
- Os parques eólicos geram uma grande modificação no impacto visual por causa dos aerogeradores;
- Para alguns o impacto sonoro desses aparelhos podem ser irritantes, pois os ventos batem nas pás que produzem um ruído constante de até 43 decibéis.
Curiosidades :
As baterias dos carros elétricos vão servir para armazenar a energia eólica excedente na Dinamarca, acabando com o desperdício. Em 2020, a Dinamarca espera produzir mais da metade de sua energia através dos ventos. Os carros elétricos, cujo potencial o país também pretende explorar, é outra medida adotada para diminuir as emissões de CO2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário