Instalação que produz energia elétrica a partir da queima de carvão, óleo combustível ou gás natural em uma caldeira projetada para esta finalidade específica.O funcionamento das centrais termelétricas é semelhante, independentemente do combustível utilizado.O combustível é armazenado em parques ou depósitos adjacentes, de onde é enviado para a usina, onde será queimado na caldeira.Esta gera vapor a partir da água que circula por uma extensa rede de tubos que revestem suas paredes.A função do vapor é movimentar as pás de uma turbina, cujo rotor gira juntamente com o eixo de um gerador que produz a energia elétrica.
Usina termelétrica
Na usina termelétrica meio quilo de carvão pode fornecer 1kw/hora de energia ao passo que se utilizasse óleo, o consumo dessa matéria prima equivaleria a 500 toneladas em razão de ser um combustível de teor calórico mais elevado. A enregia utilizada no mundo é 60% térmica e 40% hidráulica.
As usinas térmicas não são propriamente eficientes, em algarismos sua produção global é cerca de 38%, isto é, apenas aproximadamente 38% da energia térmica colocada na usina pelo combustível torna-se aproveitável como a energia elétrica.
Vantagens :
A principal vantagem é poderem ser construídas onde são mais necessárias,economizando assim o custo das linhas de transmissão. E essas usinas podem ser encontradas na Europa e em alguns estados do Brasil.
O gás natural pode ser usado como matéria-prima para gerar calor, eletricidade e força motriz, nas indústrias siderúrgica, química, petroquímica e de fertilizantes, com a vantagem de ser menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo e o carvão.
Desvantagens :
Entretanto, o alto preço do combustível é um fato desfavorável. Dependendo do combustível, os impactos ambientais, como poluição do ar, aquecimento das águas, o impacto da construção de estradas para levar o combustível até a usina, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário