Bioenergia
O mercado da bioenergia está crecendo rápido em todo o mundo. Bioenergia é a energia gerada apartir de material vegetal (biomassa).
Podemos pensar então em:
Podemos pensar então em:
Biomass arborícolaSobra de madeira da indústria (serragem por exemplo)Vegetais e frutasResíduos agrículas, como o bagaço da canaCertos tipos de esgotos industriais e residenciais
Energia durável e renovável
A energia advinda da biomass é considerada durável a partir do momento que em que pode-se através do manejo correto garantir seu ciclo, por exemplo garantindo o reflorestamento ou replantio. E é renovável no sentido de que toda a energia obtida da biomassa veio de processos biológicos que aproveitaram a energia solar, essa energia se não aproveitada pelos humanos acaba retornando ao ambiente através da digestão e da putrefação das plantas.
A Importância da bioenergia
Garantir a disponibilidade de energia nos próximos séculos
A bioenergia pode contribuir para a redução do CO2 na atmosfera e consequentemente a redução do efeito estufa.
O lixo que é inevitável, pode se tornar útil;
Do ponto de vista econômico, a bioenergia se revela mais interessante do que outra fontes renováveis de energia;
A bioenergia pode se tornar prática muito rapidamente por poder gerar combustíveis tanto sólidos quanto líquidos, e por poder usar parte da tecnologia criada para os combustíveis fósseis;
Redução da importação de energia já que a biomassa geralmente é local.
Técnicas de conversão
Dependendo da tácnica de conversão, a bionergia pode ser transformada nos seguintes produtos: eletricidade, calor e combustíveis.
As técnicas são as seguintes:
CombustãoGaseificaçãoFermentação
Produção de substâncias líquidas
O emprego da biomassa e do lixo para gerar energia está passando por várias modificações.
Atualmente está focada principalmente no aproveitamento de sobras de produção e lixo, na tentativa de recuperar o máximo de energia possível. Pensa-se que num futuro próximo a usinas de carvão começarão a operar também com biomassa, para que gradualmente possa ir substituindo o carvão como produto principal.
E mais para frente com o avanço das tecnologias usinas de biomassa com alto rendimento e geração de energia e gás, deixarão de ser um sonho.
Combustão
Combustão da biomassa libera calor que pode gerar eletricidade. Então podemos ter:
Com produção de eletricidade através de combustão de biomassa em usinas de carvão;
Combustão de restos de madeira para geração simultânea de de eletricidade e calor, ambos aproveitáveis nas indústrias de madeira;
Combustão é a técnica mais desenvolvida, a biomassa já é consumida em muitas usinas de carvão no EUA, onde as usinas de calor também estão partindo para a biomassa.
Gaseificação
Gaseificação é a conversão de biomassa em combustível gasoso. Os principais produtos são hidrogênio e monóxido de carbono. São usados tanto na geração de energia quanto na indústria química. A maioria das técnicas ainda está em estágio de desenvolvimento.
Fermentação
Fermentação é a desintegração da biomassa po uma bactéria anaeróbica para formar uma mistura de metano e dióxido de carbono.
Esse biogás é usado para a geração de eletricidade A fermentação é muito útil em indústrias, elas aplicam esse processo no seu lixo e esgoto para purifica-lo.
Pode se conseguir que esse gás atinja a qualidade do gás natural, podendo então ser usado numa infinidade de outras coisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário