As usinas nucleares fornecem cerca de 16% da eletricidade do mundo.Alguns países dependem mais da energia nuclear para obter eletricidade que outros.Na França, por exemplo, cerca de 75% da eletricidade é gerada a partir da energia nuclear.Nos Estados Unidos, a energia nuclear fornece 23% da eletricidade total.No Brasil, menos de 3% da energia gerada tem origem das usinas nucleares de Angra dos Reis. Há mais de 400 usinas de energia nuclear ao redor do mundo, sendo mais de 100 nos EUA.
Usina Nuclear
Aspectos positivos da energia nuclear :
- As reservas de energia nuclear são muito maiores que as reservas de combustíveis fósseis;
- Comparada às usinas de combustíveis fósseis, a usina nuclear requer menores áreas;
- As usinas nucleares possibilitam maior independência energética para os países importadores de petróleo e gás.
Aspectos negativos :
- Os custos de construção e operação das usinas são muito altos;
- Possibilidade de construção de armas nucleares;
- Destinação do lixo atômico;
- Acidentes que resultam em liberação de material radioativo.
A tecnologia nuclear tem a finalidade de aproveitar a energia nuclear, convertendo o calor emitido na reação em energia elétrica. Isso pode acontecer controladamente em reator nuclear ou descontroladamente em bomba atômica. Em outras aplicações aproveita-se da radiação ionizante emitida.
O processo mais utilizado e conhecido como fissão nuclear.O combustível mais utilizados para move as usinas é formado por elementos físseis como o urânio, que gera reações em cadeia controladas dentro dos reatores nucleares.Os processos de produção do combustível nuclear, que englobam a mineração, refinação, purificação, sua utilização e o tratamento final de residuos, formam em seu conjunto o denominado ciclo do combustível nuclear.Outro processo nuclear que pode ser utilizado é a fusão. Nesse processo, utiliza-se como combustível isótopos leves como o trítio e o deutério.
Curiosidades:
- Three Miles Island – em 1979, na usina localizada na Pensilvânia (EUA), ocorreu a fusão do núcleo do reator e a liberação de elevados índices de radioatividade que atingiram regiões vizinhas.
- Chernobyl – em 1986 ocorreram o incêndio e o vazamento de radiação na usina ucraniana, na extinta União Soviética, com milhares de feridos e mortos, podendo a contaminação radioativa ter causado 1 milhão de casos de câncer nos 20 anos seguintes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário